Vale a pena assistir: Com amor, Van Gogh

maio 07, 2018
Que eu sou aficionada por filmes de terror e suspense, isso não é novidade para ninguém que acompanha o blog, mas o que vocês não sabem é que eu gosto bastante de outros gêneros de filmes, sendo um deles a animação. Confesso que não costumo assistir com tanta frequência quanto gostaria, mas sempre que lembro eu acabo procurando alguma para assistir na Netflix. E foi em meio a essas pesquisas quase sem fim e na tentativa de fazer maratona do Oscar que eu acabei me deparando com uma das animações mais lindas e delicadas que eu já assisti ao longo dos meus vinte e quatro anos, e arrisco a dizer que é uma das minhas preferidas. E como vocês bem devem saber que eu amo indicar filmes aqui no blog, achei válido trazer a indicação de Com amor, Van Gogh.
Com amor, Van Gogh (Loving, Vincent) tem uma premissa bem simples, mas ao mesmo tempo muito cativante. Após um ano da morte do pintor em 1890, o carteiro e amigo pessoal do mesmo pede ao seu filho Armand Roulin que entregue a última carta escrita por Vincent ao seu irmão Theo Van Gogh. Meio contra gosto Armand resolve atender ao pedido de seu pai e viaja para França, onde acaba conhecendo algumas pessoas próximas do pintor e resolve tentar compreender o que de fato aconteceu e se Vincent realmente se matou. A partir desse enredo o filme começa a se desenvolver com um certo toque de mistério, mostrando o presente de Armand e o passado de Vincent, bem como o início da sua ascensão como pintor, as suas relações com as pessoas que o cercavam e os seus temores.
O interessante da animação é que além de tem um toque de investigação policial, com o personagem de Armand tentando desvendar o que de fato aconteceu ao artista holandês, como também tem traços de biografia, ao mostrar cada fase vivida pelo pintor indo desde a infância triste e um tanto solitária, as dificuldades de aceitação da sociedade devido o seu comportamento excêntrico durante sua vida adulta, e seus últimos momentos em vida. A animação mostra também, durante conversas de Armand com personagens que eram próximos de Vincent, como cada um deles via a persona do artista, ou seja, somos apresentados a várias camadas de uma pessoa brilhante, mas incompreendida por parte da sociedade que o cercava.
Como escrevi anteriormente, a animação intercala sua narração entre o presente e o passado, de tal forma que o protagonismo seja dividido tanto por Armand quanto por Vincent. Podemos ver desde o início uma certa relutância da parte do jovem em entregar a carta do artista ao seu irmão, mas logo percebemos uma crescente afinidade dele para com o pintor, de tal forma que ele acaba se identificando com o mesmo. E esse é um dos pontos altos da animação.
Não posso deixar de citar o delicado trabalho de gravar as cenas e ter mais de 65.000 quadros pintados a mão por 125 artistas de mais de 20 países, resultando nessa obra de arte de encher os olhos de qualquer pessoa.
De longe Com Amor, Van Gogh se tornou uma das minhas animações preferidas por toda essa carga de simplicidade e arte, andando lado a lado de uma maneira que me cativou logo aos primeiros minutos. Conhecer um pouco mais da vida do artista, mesmo que de forma ficcional é válida, tanto para os que conhecem o trabalho do artista quanto para os que só ouviram falar. O visual da animação é lindo, bem como a trilha sonora em sua grande maioria instrumental da o toque final. Recomendo de coração, pois a animação é maravilhosa.

E vocês, já conheciam a animação? Me contem nos comentários!

Beijos e até o próximo post!

18 comentários:

  1. O filme parece ser delicioso de assistir, pena que não tenho Netflix em casa, senão assistiria com certeza no findi.
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Eu sou apaixonada por animações, arte e pelos quadros do Van Gogh. COMO EU NÃO SABIA DA EXISTÊNCIA DESSE FILME?
    Obrigada por essa indicação maravilhosa! Vou assistir hoje mesmo.
    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
  3. Interessante, nunca tinha visto alguém falar sobre a animação, e parece realmente ser muito boa.. esse toque de investigação policial deve ser legal.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Estou para assistir o filme faz tempo mas sempre deixo pra lá, amei a dica e reforçou a minha vontade de assistir.

    Beijos,
    https://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Parece ser muito bom, amei a dica.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Só tenho escutado comentários positivos sobre esse filme, quero muito assistir! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia! Vou procurar para assistir.

    Beijos
    http://orangelily.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu amo animação, mas ainda não tive oportunidade de ver a esse filme. Quero muito! Parece incrível!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia mais achei bastante interessante e quero assistir.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Tenho ouvido coisas muito boas sobre essa animação e agora, a vontade de assistir só aumentou. Tenha um ótimo dia, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    www.paisagemdejanela.com

    ResponderExcluir
  11. A uns dois anos teve uma reportagem sobre essa animação acho que no Fantástico e eu já tinha achado incrível porque se não me engano a diretora é polonesa, a animação é da Polônia e eu amo esse país ♥
    Mas acabou que até agora não assisti hahhahha, mas adorei ler e saber mais sobre essa animação. Vou tentar assistir o quanto antes :)

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Lembro quando esse filme estava em pré-produção e fiquei ansiosa aguardando. Preciso assistir! <3

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  13. Estou encantada com tanta delicadeza, fiquei com muita vontade de assistir ♥
    Charme-se

    ResponderExcluir
  14. Eu tentei, duas, três vezes, mas não consegui rs, vou tentar novamente :* Mas a imagem realmente é maravilhosa <3

    http://a-cacheada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou ansiosa por novas postagens suas minha linda! :)
    Beijos. ♥
    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  16. Hey não conhecia a animação não, o pintor sim claro mas essa versão não! :O Fiquei encantada com as escolhas que tu colocou, fiquei com vontade de assistir, porque sem duvida vale a pena!
    Beijão

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, pelo comentário e volte sempre ♥

Barb Furtado. Tecnologia do Blogger.