Vale a pena ler: O Vilarejo por Raphael Montes

abril 30, 2018
Quem me segue no instagram, ou até mesmo quem já acompanha o blog, deve saber o quanto eu gosto de filmes de terror e suspense. Essa minha paixão pelo gênero também se estende a literatura, tanto que grande parte dos livros que costumo comprar tem como temática principal algum suspense ou até mesmo terror. Logo, em meio a essa minha paixão, passei a querer valorizar ainda mais escritores nacionais, pois sei que na maior parte do tempo nós acabamos consumindo muita coisa estrangeira, e a literatura é um desses grandes exemplos. Por conta disso, após ver a resenha de O Vilarejo em algum canal literário que não recordo o nome, não pensei duas vezes em ir atrás desse livro, e como acredito que literatura nacional deve ser valorizada sempre, achei uma boa ideia trazer o mesmo para o primeiro Vale a pena ler do ano.
Partindo da premissa que o padre e demonologista Peter Binsfeld, em 1589, fez a ligação dos pecados capitais a um demônio responsável por trazer o mal nas pessoas, Raphael Montes cria sete histórias situadas em um vilarejo isolado por uma intensa neve, apresentando então, de forma gradativa, a depravação moral dos moradores, resultando em acontecimentos macabros. As histórias podem ser lidas em qualquer ordem sem que tenha algum prejuízo da compreensão, mas optei por ler na "ordem normal", ou seja do início ao fim por acreditar que assim a leitura seria melhor.
 O Vilarejo é aquele típico livro em que lemos em um dia só, que tem uma escrita envolvente e cujo final queremos saber o quanto antes. Foi o primeiro livro do autor que li e logo de cara gostei da escrita dele e da proposta mostrada no prefácio, visto que rapidamente ele conseguiu prender minha atenção ao ponto de eu passar a madrugada inteira lendo. Os contos de terror/suspense são construídos de forma intensa e e vão se entrelaçando ao ponto de resultarem em um final surpreendente.
Eu particularmente adoro ilustrações, e em cada início de conto temos uma ilustração referente à uma cena dentro do mesmo. Fazendo jus a temática proposta pelo livro, as ilustrações são muito bem feitas e causam ao leitor um certo desconforto prévio, pois imaginamos com mais facilidade o visual de cada acontecimento marcante. Confesso que não sou de me assustar facilmente com filmes ou livros de terror, mas por esse trazer justamente o pior do ser humano, após terminar a leitura fiquei alguns bons minutos tentando processar tudo que eu tinha acabado de ler.

Sei que muitas pessoas não costumam ler livros do gênero, mas achei válido trazer essa indicação por achar o projeto do Raphael Montes audacioso, justamente por fugir do que muitas editoras costumam publicar. O livro é uma ótima dica para aqueles que, assim como eu, amam suspense/terror e para quem quer gosta de fugir um pouco da zona de conforto. Espero que tenham gostado da dica.

Beijos e até o próximo post!

10 comentários:

  1. Eu adoro o gênero! Não conhecia esse livro, fiquei super curiosa para lê-lo!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderExcluir
  2. Que interessante os pontos que colocou. Adoro livros envolventes que fazem a gente lê de uma vez, de tanta curiosidade..

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha o livro deve ser ótimo, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  4. fiquei bem curiosa com o livro
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  5. Fiquei curiosa! Nunca tinha ouvido falar :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  6. É sempre muito bom valorizar os nossos escritores brasileiros, eu gosto de livros de suspense, daquele friozinho na barriga na espera do que pode acontecer, só não sei seu eu teria estômago para ler junto com gênero de terror rsrs parece ser um ótimo livro

    Beijão

    https://poetizandomaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. beautiful blog! I really like how you write
    and what you give photos. wonderful!
    I have a question, you will agree to follow for follow?
    I like to be in touch with inspirational blogs.
    Greetings from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro mais gostei bastante da resenha.

    www.paginasempreto.blogspot.com.br

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro. Na verdade leio muito pouco livros.
    Beijos

    https://glamour-02.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Fiquei mega curiosa para ler ele, amo histórias assim e com certeza vou procurar.

    Beijos
    www.pimentadeacucar.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, pelo comentário e volte sempre ♥

Barb Furtado. Tecnologia do Blogger.