segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Vale a pena assistir: Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual

Fonte: Pinterest
Oi pessoal, já tem um certo tempo que não compartilho com vocês os filmes que andei assistindo e que chamaram a minha atenção. E não foi por falta de vontade, foi mais pelo fato de estar organizando minha agenda porque, como comentei no vídeo de 25 FATOS SOBRE MIM, esse ano começo meus últimos semestres no curso de arquitetura e como é de praxe em todos os cursos, nós temos que fazer o famigerado Trabalho de Conclusão de Curso (na minha universidade é chamado de TFG), e por conta disso acabei atrasando alguns posts, mas nada que não possa ser remodelado em forma de vídeo para o canal. Mas o importante é que o filme em questão e palavra-chave para o título desse post deveria ser indicado à vocês, não apenas por ser lindo, mas também porque ele faz parte do meu estudo para o famoso e temido TCC.
Medianeras é um filme argentino, dirigido por Gustavo Taretto e que estreou no Brasil em 02 de Setembro de 2011. Tem como temática principal não apenas a história de Martin e Mariana, duas pessoas comuns com os problemas da era moderna que tentam a todo custo libertar-se das amarras que a tecnologia e a arquitetura da cidade de Buenos Aires produzem para aqueles que vivem sozinhos, mas também mostrar de uma forma singela e delicada as faces que a depressão, a fobia e a arquitetura tem para cada uma das pessoas.
Logo ao início do filme somos apresentados à um monólogo que faz o coração de qualquer estudante de arquitetura bater mais forte, não apenas por evidenciar as singelas diferenças existentes na cidade em que o filme ocorre, mas também por deixar claro tudo o que ela representa. Confesso que perceber a preocupação do diretor em mostrar cada lado da arquitetura argentina fez com que o monólogo principal tivesse um peso à mais para o resultado final e engrandecesse a narrativa. Em cada take vamos acompanhando o caos urbanos e o crescimento desordenado, ao mesmo tempo que percebemos que os moradores, muitas vezes sem outra alternativa, acabam isolando-se em suas "caixas de sapatos". Percebe-se claramente que a história poderia muito bem estar sendo narrada em qualquer cidade, como São Paulo por exemplo.
Mas o que é importante deixar claro é que Medianeras não é apenas um filme sobre a solidão humana e o quanto a arquitetura e a tecnologia podem influenciar nisso. Medianeras é acima de tudo uma história de amor bem comum, que consegue fugir daquele famoso clichê sem se tornar chato ou arrastado demais. Mariana e Martín, apesar de morarem no mesmo quarteirão nunca se conheceram. Nem mesmo quando, por coincidência, tinham seus caminhos cruzados. E ao longo do filme, enquanto vamos conhecendo mais sobre os dois protagonistas, percebemos que os mesmos tem mais coisas em comum do que imaginávamos. E torcemos, incansavelmente, para que eles enfim se conheçam. Principalmente quando os dois, ao som de True Love Will Find You In The End do Daniel Johnston, protagonizam uma das cenas mais delicadas e lindas que eu já vi durante todos esses meus vinte e dois anos. 
Eu poderia escrever mil e um motivos que fizesse com que vocês sentissem a mais pura curiosidade em conferir o longa em questão, mas escolho apenas expressar, novamente, o quão singela e delicada a história é apresentada, de tal forma que ao terminar o filme estamos com um sorriso no rosto e uma boa sensação de que assistimos uma linda narrativa.

Espero que tenham gostado da indicação. Caso já tenham assistido ao filme, me contem o que acharam. Beijos e até o próximo post!

52 comentários:

  1. nao conhecia esse filme mas fiquei curiosa, vou assistir
    passa la no site e segue ele tb
    bjs
    Flavia
    www.secret4beauty.blogspot.com
    www.adoteumfocinhocarente.blogspot.com
    loja virtual: www.adote.iluria.com

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia esse filme e achei bem interessante a história, parece ser bem legal. :)
    Boa sorte no tfg!!
    http://www.corujasemasas.com.br/
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Nossa, acredita que eu nunca tinha ouvido falar nesse filme?
    Achei bem bacana a resenha, já deu vontade de assistir.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  4. Ain, você me deixou com vontade de ver esse filme, nunca tinha ouvido falar mas parece ser bom. Tenho que tirar um tempinho pra colocar uma série de filmes que quero assistir em dia.

    beijinhos
    Ana Cruz
    http://celebrandomomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha ouvido falar neste filmes, mas achei bem interessante, já vai para a minha listinhas de filmes que preciso assistir hahah. Um beijo !! https://juliabarrosoblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse filme, sou bem alheia à filmes que não sejam americanos hahaha achei super interessante, até porque já fui a Buenos Aires e também porque gosto de romances ^_^

    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia mas fiquei bem curiosa em relação a ele. Interessante o filme e a sua resenha.
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o filme, mas fiquei curiosa pra assistir. Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecíamos o filme, mas ficamos com vontade de assistir parece ser bem interessante! Gostamos da resenha!!

    beijos

    http://onlyinspirations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa eu não conhecia esse filme, parece ser incríveeel! Já quero! HAHAHA.
    Bisous,
    Blog Pequeno Muffin | Lara Reis
    www.pequenomuffin.com.br

    ResponderExcluir
  11. Parece ser super interessante!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia e acho que se não fosse a sua indicação nunca conheceria, mas me pareceu muito interessante, vou salvar o título aqui e procurar pra ver.
    😍
    www.cupidobrega.com.br
    Canal no YouTube

    ResponderExcluir
  13. Ah, gente, parece ser uma gracinha!
    E os gifs só me fizeram ter ainda mais vontade de assistir.
    Quem nunca se sentiu assim, querendo alguém, mas sem nem saber o que ou quem?
    <3
    Adoro filmes que colocam a arquitetura da cidade como quase um personagem. Eu nem sou da área, mas acho algo lindo.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com
    www.livrosdateca.com

    ResponderExcluir
  14. Não conhecia :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Nunca tinha ouvido falar nele, mas fiquei intrigada agora! xD

    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho esse livro que ela tá olhando! s2 E lembrei justamente dele quando vi o pôster do filme lá em cima.
    Gostei muito da temática do filme (muito realista e atual) e fiquei curiosa em assistir!
    Beijo

    ResponderExcluir
  17. Eu já ouvi falar várias vezes mas nunca parei pra assistir... fiquei mais curiosa :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  18. Já ouvi falar, mas você escreveu tão lindamente que eu preciso ver, fiquei curiosa :) Vou procurar para assistir, beijos.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  19. Vou conferir!
    Preciso de narrativas que me tragam boas coisas, nada tão pesado que me deixe carregada!
    Beijão

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Ai eu assisti a esse filme na faculdade e simplesmente me apaixonei! Amo muito <3

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  21. Eu vi esse filme quando voltei de BA. Passei um mês lá e cheguei pesquisando muita coisa de origem eu curto muito. Tu já viu o filme Her? Se não acho que vai identificar!

    ResponderExcluir
  22. Nunca assisti nem ouvi falar, mas só com esse post já fiquei morrendo de vontade de assistir! Será que tem na Netflix?
    Um beijão,
    Gabs do likegabs.blogspot.com ❣

    ResponderExcluir
  23. eu ainda não conhecia mas gostei muito e vou anotar para ver!
    beijos


    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Dias desses postei uma foto no instagram onde eu reclamava dos fios de luz que estragavam a fotografia e um menino comentou uma frase desse filme.
    Depois disso e agora depois de ler seu post, até já salvei o nome do filme aqui pra assistir!
    É bem do estilo que eu gosto ♥ Obrigada pela dica!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. super boa indicação! eu ja vi esse filme, e é msm mt bom! fiquei com vontade de rever

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  26. Já fiquei com vontade de ver não conhecia, mas adoro dicas assim.
    Vou ver se procuro aqui com certeza.
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  27. Eu não conhecia o filme, mas adorei a indicação! Nunca assisti nenhum filme argentino, mas esse me parece uma boa opção para conhecer os filmes de lá! Que fotografia linda!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  28. Eu ainda não conhecia esse filme, adorei a dica!!
    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  29. Uma amiga compartilhou um trecho desse filme no facebook há alguns dias e fiquei bem curiosa para assisti-lo. Depois do seu post, fiquei com mais curiosidade ainda, vou ver se consigo encontrá-lo pela internet.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  30. AHHHHH Bárbaraaa! Somos duas concluindo curso esse ano! *palmas para as estudiosas* Também começo o meu penúltimo semestre agora e dá um nervousoorr.
    Eu tentando ver o que o filme tem a ver com seu curso e nossaaaaa, genial a ideia de estudar um filme. Não sei o que tem em mente, mas quando for entregue mostra pra gente? *o*
    Âmei a história. AAAAAAH quero saber como eles se conhecem logo :B com certeza vai pra minha lista de filmes 2017 uhasdouhsauodhad sua narrativa é um amor! <3
    Beeeijos

    http://www.utopiananuvem.com.br/ @utopiananuvem

    ResponderExcluir
  31. Pelas imagens do post eu pensei que esse tipo de fotografia não é o que eu prefiro em filmes, mas você fala tão apaixonadamente sobre o filme que da aquela vontadezinha de conhecer o que te deixou tão encantada!
    Te desejo muita boa sorte com o TCC, vou ficar aqui na torcida!
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
  32. Nunca assisti,nem ouvi falar desse filme.Mas ele parece ser bem legal,e pelo que você falou...!
    beijinhos
    https://blogcharmedemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Menina, a frustração da minha vida foi não ter ido ao cinema ver esse filme. Na época em que ele esteve em cartaz, estava enrolada com as coisas da faculdade e não fui. :(
    Depois acabei não vendo. Sua resenha só me deixou com mais vontade!!!!!!
    E se você gostou tanto do filme assim, já te digo: VOCÊ PRECISA IR A BUENOS AIRES!!!!
    Já fui duas vezes e estou doida pra ir a terceira. ♥
    Lá é lindo demais. *_________* Certeza que você irá se encantar por toda aquela arquitetura! :D

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
  34. Não faz muito meu tipo, mas depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de assistir!
    Postagem muito bem feita!

    Um beijo.
    www.annecollise.com

    ResponderExcluir
  35. Nao assisti e nem tinha ouvido falar, mas parece ser muito interessante mesmo. Vou procurar. Bjs

    www.deboradahl.com

    ResponderExcluir
  36. Oii, Barb. Tudo bem?
    Não conhecia esse filme, sou bem curiosa e ele me despertou um pouco de interesse, mas não sei se irei assistir.
    Espero em algum momento tomar a iniciativa de conhecer esse filme e gostar dele.
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. OI BARBS

    Depois da maravilhosa da NETFLIX, eu acabei descobrindo que tenho um gosto imenso e bastante peculiar sobre filmes argentinos, espanhois e franceses. Eles tem uma sensibilidade diferente de uma obra americana, por exemplo. Mesmoo ritmo sendo mais lento, eu acho puro amor <3
    INFELIZMENTE eu ainda não vi esse. Mas não vi de safada mesmo u.u HAHAHA até o professor de fotografia já recomendou em sala de aula e eu aqui vacilando,olha só --'

    beijo
    beinghellz.com

    P.S.: Boa sorte com seu tcc, viu? *-*

    ResponderExcluir
  38. Oi Barbs!
    Não conhecia esse filme, mas eu que não sou arquiteta nem nada do tipo fiquei morrendo vontade de assistir, deve ser ótimo. Tem no netflix?

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  39. Olá Barb, tudo bem?
    Amei a indicação! Não conhecia o filme, mas gostei da resenha. Vou tentar assisti-lo depois.
    Beijos!

    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Não conhecia mas parece super interessante! Adorei a review :D

    http://free-colors.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  41. Nunca assisti e nem ouvi falar, mas irei ver ;)

    http://ondeeufor.blogspot.com.br/
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  42. Oi, Barb! Não conhecia o filme, mas gostei da indicação. Adorei saber que o visual do filme tem uma carga importante, isso sempre engrandece a narrativa! Beijinhos, Beatriz.

    O Diário de uma Escritora Iniciante

    ResponderExcluir
  43. não conhecia esse filme mas fiquei super curiosa pra assistir! Achei bem interessante!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  44. Oi Barb, tudo bem?
    Meu, só de ler vc falando do seu tcc já me deu um frio na barriga porque começo o meu esse semestre também... hahahaha, que medo!
    Não conhecia esse filme, apesar de ter uma leve impressão de que já tinha ouvido falar... Fiquei curiosa pra assistir, ainda mais porque fala de relações humanas relacionando com arquitetura, uau, deve ser bem legal! Já tá anotado aqui!
    Beijos e adorei a resenha!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  45. Eu assisti esse filme há tanto tempo e fiquei com vontade de rever agora! Lembro de como retrata bem nossa realidade, dos amores líquidos, do viver só numa multidão. Fora os quotes, maravilhosos ♥
    Beijo, Barb!!!

    coloresam.com

    ResponderExcluir
  46. Eu adorei a dica! Uma vez venci o preconceito e assisti a um outro filme argentino pelo qual fiquei apaixonada. Temos que dar a oportunidade, né? Entrou na minha lista. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Esse filme É MARAVILHOSO <3
    Eu amo ele demais e demais e demais! Muito boa a sua indicação!
    Beijos,
    Isabella
    The Urban Trends

    ResponderExcluir
  48. Nunca assisti esse filme :(

    Mas já vou anotar ele aqui pra assitir!!!

    Beijos


    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita, pelo comentário e volte sempre ♥