quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Vale a pena assistir: Submarine

Oi pessoal, como vocês já puderam perceber o tema cinema é bem frequente aqui no blog. E isso claramente é pela simples razão de eu ser extremamente apaixonada pela sétima arte, como já disse tantas vezes em várias outras postagens. Assistir filmes é algo extremamente prazeroso para minha pessoa. Gosto de mergulhar na história, de apreciar a trilha sonora e admirar a fotografia, principalmente em filmes como Submarine, que foi uma das gratas surpresas desse ano.
Dirigido por Richard Ayoade e lançado em 2010, Submarine é um desses filmes cujo enredo te conquista pela simplicidade com que é narrado por Oliver Tate, um adolescente de quinze anos cujo olhar intenso e um tanto quanto assustado chama a atenção quando nos deparamos com o cartaz do longa metragem. O filme vai contar de um modo bem diferente a descoberta do amor na adolescência de Oliver e o seu medo de ver o possível fim do casamento dos seus pais. Personagens esses que são tão excêntricos quanto seu único filho. De mente fértil e com um desejo incontrolável em ser o namorado perfeito, Oliver, que imagina viver cercado por câmeras de um reality show, vai nos mostrar seu relacionamento com Jordana, uma garota de temperamento e personalidade forte. Narrado em cinco partes, o longa conta com prólogo, três capítulos e um epílogo, o que por si já torna sua história interessante.
Embora possa parecer ter uma fotografia um tanto quanto "apagada" esse é justamente um dos seus diferenciais que tanto agradou-me, por dar ao filme um ar antigo, diria até mesmo um ar mais nostálgico. Em cenas do próprio longa o nosso protagonista, de olhar curioso e frases interessantes, usa uma câmera Super 8 para filmar momentos que passa com Jordana. Para falar a verdade vemos muitos detalhes desse tipo no filme, como a máquina de datilografar que Oliver usa frequentemente e a fita K-7 que seu pai lhe dá ao descobrir sobre o  seu namoro com Jordana. A sensação, muitas das vezes, enquanto assistia a obra cinematográfica era que aquela história era ambientada nos saudosos anos 90. E isso por si só o torna um filme convidativo, interessante e delicado, principalmente ao tratar de um assunto que é comum à todos os adolescentes (e até mesmo à adultos). Mas não é só de uma bela fotografia que o filme é feito. Sua trilha sonora, composta exclusivamente por Alex Turner, o complementa de um jeito único, engradecendo não apenas as suas cenas mais simples, mas também aquelas cenas que carregam uma metáfora em cada gesto dos personagens em questão.
A sensação que tive era que a músicas iam crescendo conforme íamos conhecendo mais do Oliver. Desde o principio somos apresentados à canções que trazem um significado especial para o longo. Principalmente quando analisamos sua letra e o enredo do filme. A expressão "caiu como uma luva" é uma que pode ser facilmente utilizada nesse caso em questão, pois não teve um momento onde a trilha sonora não combinou com a fotografia, com os diálogos ou até mesmo com os monólogos tão frequentes de Oliver.
É quase impossível não se cativar pela narrativa apresentada. O telespectador aos poucos começa a ser envolver e torcer, apreensivamente, para saber o que acontecerá com os pais de Oliver, com seu namoro com Jordana e com sua vida nada convencional. Submarine pode ser um filme que não agrade todo mundo, principalmente aquelas pessoas que não estão acostumadas com o cinema indie, mas acredito sua história conquiste até mesmo alguém que não seja tão apaixonado por cinema. Vários motivos fizeram-me colocar Submarine como um dos meus filmes favoritos, e eu espero que ele também faça parte da lista de filmes favoritos da vida de vocês.

Espero que tenham gostado da indicação, e me contem nos comentários se vocês já assistiram ao filme e se conhecem outros mais do gênero que sejam tão interessantes quanto esse. Beijos e até o próximo post.
*Como não se apaixonar por essa trilha sonora?

63 comentários:

  1. Oi, tudo bem? adorei sua dica haha

    www.robsonvascovith.com

    ResponderExcluir
  2. Ola Linda, adorei o post:) NewPost:http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/09/tinysand925-sterling-silver-charm.html#disqus_thread
    Instagram:@openklosetbykarina
    Snapchat:OpenKloset

    ResponderExcluir
  3. Esse filme parece ser bem interessante, assim como filmes com um ar antigo são maravilhosos. Aquele efeitoooo....

    ✯ Instagram ✯♮​✯ Blog Eu Sendo Assim ✯✯ Fan Page ✯

    ResponderExcluir
  4. Oii, Barb!
    Se não me engano foi ano retraso ou ano passado que um colega meu disse para eu assistir esse filme.
    Ele me falou sobre e lembro que fiquei com vontade de assistir, mas, depois acabei deixando de lado.
    Quero assistir muitos filmes e esse parece ser bom, porém, não sei se conseguiria assistir, sou muito chata na hora de assistir um filme.
    Gostei muito do seu post!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kethlyn :)
      Eu te entendo, apesar de gostar bastante de cinema, sou um pouco chata na hora de assistir um filme. Contraditório não é?
      Mas minha dica para você é: assista quando não você não tiver nada para fazer. Assim irá curtir mais da obra.
      Bjs

      Excluir
  5. Não sei se eu iria gostar do filme, porque não costumo assistir filmes desse gênero. Mas valeu pela indicação. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito da indicação, achei a premissa interessante.
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi justamente isso que chamou minha atenção :)

      Excluir
  7. Eu já vi esse filme! É muito lindinho, me apaixonei pela trilha sonora!

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu fiquei dias escutando a trilha sonora desse filme. É realmente muito boa!
      Bjs

      Excluir
  8. obrigada pelo comentário <3
    não conhecia, mas agora fiquei super curiosa :D

    www.pinkie-love-forever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Bárbara!
    Eu nunca assisti esse filme, fiquei curiosa. Anotei o nome aqui <3

    Um bigbeijo, bom domingo!
    http://www.blahoestraich.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Blah. Fico muito feliz que tenha ficado curiosa pra assistir ao filme.
      Espero que goste.
      Bjs

      Excluir
  10. Não conhecia, fiquei curiosa também. Adorei seu post, espero que eu possa gostar também, valeu a dica!
    Beeijos

    www.marinaalessandra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por nada Mari. Espero que goste do filme :)

      Excluir
  11. Barb, eu já li algumas coisas sobre esse filme desde a sua estréia, mas nunca cheguei a ver. Teu post é a primeira indicação sobre ele, e cada palavra me prendeu de um jeito que eu tenho que ver o longa imediatamente. Eu sempre achei o ator que faz o Oliver (Craig Roberts) alguém que transmite uma certa curiosidade, um personagem que te faz querer conhecer um pouco mais dele, sem contar na semelhança com o Alex, né!? E essa trilha é maravilhosa, a voz do Turner é demais, não é a toa que AM é tão boa assim, ahah. Vou ver esse filme essa semana, certeza!
    Amei teu post,
    beijão,
    radioactivebookss.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, eu fico muito honrada em saber que minhas palavras a fizeram sentir vontade de assistir ao filme imediatamente. Ahã, eu sempre lembro do Alex Turner quando vejo o Craig em algum filme.
      Bjs

      Excluir
  12. Amei a indicação, já tem uns dois meses que esse filme está no meu computador e eu ainda não vi. Agora depois de ver seu ponto de visto vou assistir
    beijos
    http://lolamantovani.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja logo Tay e depois conta pra gente se gostou.
      Bjs

      Excluir
  13. Oi Barbs!

    sou dessas que crê que tudo num filme tem razão pra ser, então não veria problema nenhum na fotografia mais diferentona. Nada é coincidência numa obra e gosto de poder usar da sensibilidade pra entender alguns aspectos de certos filmes.
    Não conhecia esse e não pude deixar de ligar aos Beatles devido ao nome. Me surpreendi ao saber que não tinha nada a ver.
    Personagens de imaginação fértil também me ganham muito. Acho que eu facilmente me apaixonaria pelo Oliver.

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Hellz, tudo bom?
      Sim, todo mundo sempre faz essa analogia com Yellow Submarine. Até eu, antes de assistir ao filme, fazia essa ligação. Mas a explicação do nome do filme é muito interessante, realmente.
      Eu fico muito contente que você tenha gostado da indicação. O Oliver é muito fofo, com certeza você vai se apaixonar por ele!
      Bjs

      Excluir
  14. Amei sua indcação, faz tempo que nao vejo filmes e series
    mais gosto de ficar inteirada do que esta acontecendo de novidade
    Grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Zilandra.
      Fico muito feliz que você tenha gostado da indicação.
      Bjs

      Excluir
  15. Amei sua indcação, faz tempo que nao vejo filmes e series
    mais gosto de ficar inteirada do que esta acontecendo de novidade
    Grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
  16. Estou para assistir esse filme há um tempo!
    Amei a indicação
    Um beijo!

    Les Jours de Marcela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da indicação.
      Bjs

      Excluir
  17. Gostei muito dessa trilha sonora. Ótimas músicas.
    Nunca tinha ouvido falar desse filme, fiquei curiosa para assistir!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A trilha sonora é maravilhosa, Aline.
      Pode acreditar!
      Bjs

      Excluir
  18. Não conhecia o filme, mas parece ser interessante. Achei a fotografia muito bonita!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem suspeita para falar, mas de fato o filme é muito interessante <3
      Bjs

      Excluir
  19. Só pela sua resenha já percebi que fala sobre romance só que de uma forma diferente na qual eu fiquei muito interessada em ver agora. Eu já queria assistir esse filme, porque perto do Oscar teve até um rumor aí de que ele iria ser indicado a uma categoria aí, mas ainda não assisti. Tá até marcado aqui no meu Filmow pra eu ver, agora vou até passar ele na frente e tentar assistir logo.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thami.
      Eu não sabia que Submarine podia ser indicado ao Oscar, mas se fosse ele teria grandes chances de ganhar melhor fotografia e trilha sonora. E sobre o romance, é contado de uma forma real sabe. E isso foi uma das coisas que mais chamou minha atenção.
      Espero que você goste.
      Bjs

      Excluir
  20. Barb, se eu já te adorava agora eu te amo! Esse filme é MUITO FODA! Desculpa o palavrão, mas é que é um dos meus filmes prediletos e eu não sabia como fazer uma resenha sobre ele. Amei demais ele estar aqui no seu cantinho!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sté, você é uma fofa, sério!
      Subamrine acabou se tornando um dos meus filmes preferidos também. Gostei tanto que não podia deixar de indica-los para aquelas pessoas que ainda não conheciam ou que estavam enrolando para assistir.
      Fico muito feliz que você tenha gostado de ver a indicação dele aqui no meu blog. Sério, de coração, teu comentário foi maravilhoso <3

      Excluir
  21. Barb, se eu já te adorava agora eu te amo! Esse filme é MUITO FODA! Desculpa o palavrão, mas é que é um dos meus filmes prediletos e eu não sabia como fazer uma resenha sobre ele. Amei demais ele estar aqui no seu cantinho!

    Beijão, mariasabetudo

    ResponderExcluir
  22. Adorei a indicação, Barb!!! Se tiver no netflix vou colocar na lista pra assistir!!! :)
    beijo

    coloresam.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sam, tudo bem?
      Eu fico muito feliz que você tenha gostado da indicação. Espero que goste também do filme.
      Bjs

      Excluir
  23. Submarine = muito amor ♥
    Já falei dele lá no blog também Barb: http://naomemandeflores.com/filme-livro-delicia-submarine/

    ResponderExcluir
  24. Ainda não tinha ouvido falar sobre esse filme, mas gostei da sua dica!
    E tudo o que lembra ou remete aos anos 90 é demais hehe. Fiquei curiosa pra ver a parte que ele ganha uma fita K7 (eu ainda tenho minhas fitinhas) *-*

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, fico muito feliz que tenha gostado da indicação. Tenho certeza que vais amar o filme, porque ele é realmente muito nostálgico <3
      Também ainda tenho as minhas fitas k7 <33
      Bjs

      Excluir
  25. Eu adorei saber sobre esse filme, e amei mais ainda a trilha sonora, sou suspeita a falar que adoro músicas de filmes, são muito bons. *--*
    Vou tentar dar um pulinho no cinema para ver. ;)
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado da indicação. A trilha sonora é realmente maravilhosa <3

      Excluir
  26. Nao tinha ouvido falar desse filme ainda, ja coloquei na minha listinha para assistir.
    Adorei a dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giuli, tudo bem?
      Fico feliz que você tenha gostado da indicação. Espero que gostes do filme também :)
      Bjs

      Excluir
  27. Vou procurar para ver depois ♥

    http://www.gotasdecafe.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Olá, Barb!
    Eu também adoro assistir filmes, é uma das melhores coisas. Eu conheço Submarine só de nome mesmo, nunca procurei sobre o filme. Mas depois do seu post, ele entrou para minha lista de filmes para assistir. Gostei da ideia do possível fim do casamento dos seus pais e o seu primero amor, me interessou.

    Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda, tudo bem?
      Eu fico realmente feliz ao ler seu comentário e saber que minha indicação à fez ficar mais interessada em assistir ao filme. Espero de coração que você goste da obra.
      Bjs

      Excluir
  29. Morro de vontade de ver esse filme, sempre leio ótimas críticas sobre ele!
    É justamente a fotografia apagada dele que me desperta muito interesse, amo ver filmes assim.
    Beijo

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assista o quanto antes, Lu!
      Você irá amar!
      Bjs

      Excluir
  30. Quando eu olhei para o post pensei que o filme tivesse algo a ver com Beatles, por causa do velho submarino amarelo e do corte de cabelo do Oliver rs
    Eu nunca tinha ouvido falar do filme, mas sua resenha me deixa muito interessada nele, acho que vou pesquisar na internet para assistir agorinha quando sair do blog...
    Confesso que não me dou bem com a sétima arte, acontece que é difícil para mim assistir a um filme inteiro sem me distrair no final. Mas como sou uma pessoa muito visual, acho que esse filme vai ser bom para mim já que apresenta uma bela fotografia.
    Beijos e até mais :*
    http://www.thesecretshoot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, tudo bem?
      Engraçado que eu também cheguei a fazer essa associação com os Beatles, quando vi o cartaz do filme e o nome. Mas realmente não tem ligação alguma.
      Tenho certeza que vais achar a fotografia do filme bem bonita.
      Bjs

      Excluir
  31. Que resenha maravilhosa Barb! Já coloquei na minha listinha de filmes para assistir!

    Bjos <3
    www.pamelaishioka.com

    ResponderExcluir
  32. Achei super interessante esse filme. Ando mesmo nessa vibe de filmes mais simples, mas com enredo legal. Não conhecia Submarine, mas fiquei intrigada e querendo assistir.
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  33. Nossa.. eu não conhecia, parece ser lindo!
    Já entrou na listinha. Quero muito assistir! <3

    =*
    Mani Piñeiro
    @Blog_ManiPineiro
    Snap: @manipineiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou bem suspeita para falar sobre o filme, mas com certeza vais amar!
      Bjs

      Excluir

Obrigada pela visita, pelo comentário e volte sempre ♥